Antitotem

Início Exposição Oficina


Objeto Sonoro 4

Antitotem

Características

Caixa sonora de madeira e placas trilhadas com circuitos eletrônicos soldados. Apresenta em seu lado superior uma série de controles (chaves e potenciômetros) e possibilidade de conexões via cabos que conforme combinados geram distintos sons. Foram utilizados diferentes circuitos integrados: 40106, 741, 4049, 567, 556, 4017, 4067, 4040, 4051 e 386. O sistema é alimentado com corrente contínua (bateria 9V). Para fixação o objeto dispõe em sua base tiras de velcro. O objeto foi projetado para ser facilmente fixado em diversos locais verticalizados ou inclinados, tais como paredes, portas, tapumes e colunas. Pode ainda ser utilizado nas mãos ou no colo do performer.

Imersão em espaços públicos

O calçadão da rua XV de novembro é a principal via de pedestres da cidade de Curitiba, por ela circulam milhares de pessoas todos os dias. Outro ponto escolhido foi a rotatória do Centro Cívico, entre os centros de poder do estado e municipal. O objeto ocupou vazio do espaço da obra "Luar do Sertão" de João Turin (a ausência arbitrária da escultura estaria ligada ao interesse privado de produção e comercialização de réplicas?).

Registros

A estratégia de registro para esse objeto é dada a partir da fixação deste em um ponto escolhido, iniciando em seguida a captura em diversos planos e ângulos. Posteriormente capturas são realizadas a partir de seu manuseio.

Testes

Antitotem

Imersão Ausência

Antitotem Antitotem

Imersão Calçadão

Antitotem