Antitotem

Início Exposição Oficina


Objeto Sonoro 5

Antitotem

Características

Caixa sonora de madeira e acrílico recheada de componentes eletrônicos. Apresenta em seu lado superior controles (chaves e potenciômetros) que conforme combinados geram distintos sons. No interior da caixa o circuito foi montado em matrizes de contato (protoboards). Foram utilizados diferentes circuitos integrados: 40106, 741, 4017, 4051, 4040 e 386. O sistema é alimentado com corrente contínua (bateria 9V). Para fixação o objeto dispõe de suporte em concreto e pvc. O objeto foi projetado para ser facilmente inserido em diversos locais sem a necessidade de fixação.

Imersão em espaços públicos

Em um primeiro registro optou-se pela área de construção do estádio de futebol que sediará a Copa do Mundo de 2014 em Curitiba. Além da intensa movimentação de trabalhadores e de diferentes sons gerados pelo maquinário dessa obra. desepeta atenção devido as inúmeras críticas que vem recebendo, tais como superfaturamento, destino de verba pública para finalidades privadas e pelos problemas de ordem trabalhista e de segurança.
Em outra imersão, optou por registrar o objeto em uma concha acústica pública, no caso uma praça. Uma das concepções desse objeto é a possibilidade de mais de uma pessoa interagir com o instrumento ao mesmo tempo.

Registros

A estratégia de registro para esse objeto é dada a partir da fixação deste em um ponto escolhido, iniciando em seguida a captura em diversos planos e ângulos. Posteriormente capturas são realizadas a partir de seu manuseio.

Prévia

Antitotem

Maracutaia

Antitotem

Concha

Antitotem Antitotem